Galeria de Imagens das Cerimônias do 07 de Setembro de 2020
- Detalhes
- Acessos: 49

O Monumento e Centro de Interpretação em homenagem aos Combatentes localiza-se na Praça dos Combatentes (vulgo Xikelene) no Distrito Municipal KaMaxaquene, Cidade de Maputo, no entroncamento entre as Avenidas Julius Nyerere, Forças Populares de Libertação de Moçambique - FPLM e Vladimir Lenine.
A Requalificação deste local, durou cinco (5) anos de execução constituídas por duas partes: a Primeira consistiu na reabilitação das duas rotundas (maior e menor) e a segunda na construção de um mural memorial (contendo a inscrição dos nomes dos combatentes perecidos de 1962 a 1974), de um centro de interpretação e de um monumento alegórico central (na rotunda maior).
Actualmente o local, contempla um novo visual, um monumento e Centro de Interpretação em memória aos Combatentes da Luta de Libertação Nacional. A sua inauguração e abertura ao público aconteceu no dia 25 de Setembro de 2019, numa cerimónia dirigida por Sua Excelência, Filipe Jacinto Nyusi, Presidente da República.
O Projecto da requalificação da Praça dos combatentes foi concebido pela Faculdade de Arquitectura e Planeamento Físico da Universidade Eduardo Mondlane, representada pelos Arquitectos Luís Lage, Júlio Carrilho e Hélder Maquico. A estrutura arquitectónica deste local que visa valorizar e imortalizar os feitos dos melhores filhos desta Pátria, que deram às suas vidas pela libertação, inspira-se nas seguintes palavras-chave:
- Vitória – Representação em crescendo, por andares na espiral de luta e vitória (10 anos de luta).
- Memória – Parede com os nomes dos combatentes;
- Desenvolvimento – Forma espiralada associada a elementos de criação e trabalho;
- Identidade – Marcas de produção e arte popular.
Inauguração da Praça dos Combatentes
A praça dos Combatentes é inaugurada no dia 07 de Setembro de 2019, pelo Presidente da República de Moçambique, Filipe Jacinto Nyusi.
vide fotos da inauguração aqui.
- Detalhes
- Acessos: 168
VISÃO
Ser uma entidade governamental que prima pelo reconhecimento e a valorização dos sacrifícios daqueles que consagraram as suas vidas à Luta de Libertação Nacional, à defesa da Independência, Soberania, Integridade Territorial e da Democracia, através de definição de políticas consentâneas, promovendo a participação colectiva da construção e consolidação da soberania nacional, bem como garantir a pesquisa e a preservação da história e do património histórico acumulado.
MISSÃO
Assegurar a implementação de políticas de igualdade e equidade no seio dos combatentes, privilegiando a inclusão social inspirada nas melhores práticas da região, da África e do mundo global atinente a gestão dos assuntos dos combatentes através da combinação e envolvimento das associações com o alargamento contínuo da sua Rede de Valores.
VALORES
- Detalhes
- Acessos: 218
Legislação da Pesquisa
-
Política do Combatente - Resolução do Conselho de Ministros nº37/2001;
-
Decreto que cria o Instituto de Pesquisa da História da Luta de Libertação Nacional - Decreto nº 66/2021 de 02 Setembro;
-
Estatuto Organico do Instituto de Pesquisa da História da Luta de Libertação Nacional;
-
Decreto que aprova a Estrutura das Instituições de Investigação Científica;
-
Lei de Base do Funcionamento dos órgãos de Administração do Estado;
Legislação do Combatente
- Detalhes
- Acessos: 127
