Galeria de Imagens das Cerimônias do 07 de Setembro de 2020

 

O Monumento e Centro de Interpretação em homenagem aos Combatentes localiza-se na Praça dos Combatentes (vulgo Xikelene) no Distrito Municipal KaMaxaquene, Cidade de Maputo, no entroncamento entre as Avenidas Julius Nyerere, Forças Populares de Libertação de Moçambique - FPLM e Vladimir Lenine.

A Requalificação deste local, durou cinco (5) anos de execução constituídas por duas partes: a Primeira consistiu na reabilitação das duas rotundas (maior e menor) e a segunda na construção de um mural memorial (contendo a inscrição dos nomes dos combatentes perecidos de 1962 a 1974), de um centro de interpretação e de um monumento alegórico central (na rotunda maior).

Actualmente o local, contempla um novo visual, um monumento e Centro de Interpretação em memória aos Combatentes da Luta de Libertação Nacional. A sua inauguração e abertura ao público aconteceu no dia 25 de Setembro de 2019, numa cerimónia dirigida por Sua Excelência, Filipe Jacinto Nyusi, Presidente da República.

 

O Projecto da requalificação da Praça dos combatentes foi concebido pela Faculdade de Arquitectura e Planeamento Físico da Universidade Eduardo Mondlane, representada pelos Arquitectos Luís Lage, Júlio Carrilho e Hélder Maquico. A estrutura arquitectónica deste local que visa valorizar e imortalizar os feitos dos melhores filhos desta Pátria, que deram às suas vidas pela libertação, inspira-se nas seguintes palavras-chave:

  • Vitória – Representação em crescendo, por andares na espiral de luta e vitória (10 anos de luta).
  • Memória – Parede com os nomes dos combatentes;
  • Desenvolvimento – Forma espiralada associada a elementos de criação e trabalho;
  • Identidade – Marcas de produção e arte popular.

Inauguração da Praça dos Combatentes

A praça dos Combatentes é inaugurada no dia 07 de Setembro de 2019, pelo Presidente da República de Moçambique, Filipe Jacinto Nyusi.

 

vide fotos da inauguração aqui.


 VISÃO

Ser uma entidade governamental que prima pelo reconhecimento e a valorização dos sacrifícios daqueles que consagraram as suas vidas à Luta de Libertação Nacional, à defesa da Independência, Soberania, Integridade Territorial e da Democracia, através de definição de políticas consentâneas, promovendo a participação colectiva da construção e consolidação da soberania nacional, bem como garantir a pesquisa e a preservação da história e do património histórico acumulado.

MISSÃO

Assegurar a implementação de políticas de igualdade e equidade no seio dos combatentes, privilegiando a inclusão social inspirada nas melhores práticas da região, da África e do mundo global atinente a gestão dos assuntos dos combatentes através da combinação e envolvimento das associações com o alargamento contínuo da sua Rede de Valores.

VALORES

Legislação da Pesquisa

  • Política do Combatente - Resolução do Conselho de Ministros nº37/2001;

  • Decreto que cria o Instituto de Pesquisa da História da Luta de Libertação Nacional - Decreto nº 66/2021 de 02 Setembro;

  • Estatuto Organico do Instituto de Pesquisa da História da Luta de Libertação Nacional;

  • Decreto que aprova a Estrutura das Instituições de Investigação Científica;

  • Lei de Base do Funcionamento dos órgãos de Administração do Estado;

Legislação do Combatente